O PPG-FAC informa com tristeza o falecimento da doutoranda Ana Thereza Nogueira Soares, nesta quarta-feira, 16/8, em Belo Horizonte (MG). Ana Thereza foi sempre uma pesquisadora ativa em nosso PPG, uma pessoa gentil, inteligente e brilhante.
Formada em Comunicação Social pela PUC Minas, com mestrado em Sociologia pela UFMG (2003), Especialização em Informação Internacional pela Universidad Complutense de Madrid, realizou estágio doutoral no Lateinamerika Institut (LAI) da Freie Universität Berlin (FUB). Ana Thereza atuou por mais de dez anos no ensino superior privado como docente e pesquisadora e integrou, na PUC Minas, o Colegiado de Coordenação Didática do curso de Comunicação Social – Gestão da Comunicação Integrada.
No PPG/FAC, além de integrar o Centro de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Política (CTPol) e o Grupo de Pesquisa Comunicação Organizacional e Pensamento Sistêmico (COMSiS), Ana Thereza desenvolvia a tese intitulada “Formas e expressões organizacionais: um estudo exploratório sobre a comunicação ativista na era digital”, na qual discutia como o contexto de algoritmização da vida e a trama das redes afetava a Ontologia e a Epistemologia da Comunicação Organizacional, desde uma lógica sistêmica. Seu objeto de observação era o dos movimentos sociais como terrenos repletos de comunicação e sua base empírica derivava do mapeamento do ativismo em movimento em seis tipos organizacionais: as organizações-evento; os coletivos; os Partidos políticos no mundo digital; as Hashtags: da simulação à agência organizacional; as alianças e coalizões; e as CSAs – Comunidades que Sustentam a Agricultura.
Além de compartilhar artigos em periódicos e em eventos, Ana Thereza organizou juntamente com a professora Ivone de Lourdes Oliveira o livro Interfaces e Tendências da Comunicação no Contexto das Organizações, publicado em 2008 pela Editora Difusão.
Esperamos que seu marido e sua filha possam estar amparados nesse momento e que seus amigos possam receber o conforto necessário.
Coordenação PPG-FAC