Disciplinas

Disciplinas Obrigatórias e Optativas para Mestrado e Doutorado

Disciplinas Obrigatórias do Mestrado

  • 337536 – Pesquisa em Comunicação e Sociedade (04 créditos)
  • 337544 – Seminário de Pesquisa (04 créditos)
  • 346071 – Defesa de Projeto de Dissertação (00 créditos)

Disciplinas Obrigatórias do Doutorado

  • 337536 – Pesquisa em Comunicação e Sociedade (04 créditos)
  • 337544 – Seminário de Pesquisa (04 créditos)
  • 346080 – Exame de Qualificação do Doutorado em Comunicação (00 créditos)

Disciplinas Optativas para Mestrado e Doutorado

  • 345989 – Comunicação e Gênero (04 créditos)
  • 337552 – Comunicação e Mundo do Trabalho (04 créditos)
  • 337561 – Comunicação e Política (04 créditos)
  • 337579 – Comunicação e Sistemas Sociais (04 créditos)
  • 396419 – Economia Política da Comunicação (04 créditos)
  • 345601 – Ensino Orientado 1 (04 créditos)
  • 345610 – Ensino Orientado 2 (04 créditos) – exclusiva do Doutorado
  • 345920 – Estética e/da Comunicação (04 créditos)
  • 345181 – Estudos de Comunicação na América Latina (04 créditos)
  • 337587 – Estudos de Mídia (04 créditos)
  • 337595 – Filosofia da Tecnologia, Algoritmos, Comunicação e Poder (04 créditos)
  • 337609 – Internet, Política e Poder (04 créditos)
  • 337617 – Laboratório da Jornada Discente (02 créditos)
  • 337625 – Perspectivas Internacionais em Comunicação (02 créditos)
  • 345156 – Políticas de Comunicação (04 créditos)
  • 345831 – Produção Orientada (04 créditos)
  • 345326 – Sociologia da Comunicação (04 créditos)
  • 337633 – Tecnologia, Comunicação e Sociabilidade (04 créditos)
  • 337641 – Teoria e História da Imagem (04 créditos)
  • 337650 – Teorias do Contemporâneo (04 créditos)
  • 337668 – Teorias do Jornalismo (04 créditos)
  • 345890 – Tópicos Especiais em Comunicação 1 (04 créditos)
  • 345903 – Tópicos Especiais em Comunicação 2 (04 créditos)
  • 345971 – Tópicos Especiais em Comunicação 3 (02 créditos)
  • 396427 – Tópicos Especiais em Comunicação 4 (04 créditos)
  • 396435 – Tópicos Especiais em Comunicação 5 (04 créditos)
  • 396443 – Tópicos Especiais em Comunicação 6 (04 créditos)
  • 337676 – Tópicos Especiais em Comunicação 7 (02 créditos)

 

Ementas de Disciplinas

Disciplinas Obrigatórias

337536 – PESQUISA EM COMUNICAÇÃO E SOCIEDADE (MESTRADO/DOUTORADO)

Contextualização sobre o campo científico e a teorização da Comunicação. Apresentação e discussão conjunta das investigações sobre práticas, processos, produtos, instituições e tecnologias da comunicação e suas relações com a sociedade contemporânea, a partir das Linhas de Pesquisa e Projetos desenvolvidos no PPG.

337544 – SEMINÁRIO DE PESQUISA (MESTRADO/DOUTORADO)

Formulação de problemas, aprofundamento do projeto de pesquisa, revisão da literatura especializada, exposição dos métodos e técnicas, apresentação da proposta de pesquisa. Debate teórico-metodológico entre docentes e discentes. Como produto da disciplina, o aluno elaborará a proposta de dissertação ou tese, conforme o caso.

346071 – DEFESA DE PROJETO DE DISSERTAÇÃO (MESTRADO)

Projeto de pesquisa devidamente formatado contendo objeto, justificativa, problema, revisão da literatura especializada, exposição dos métodos e técnicas e cronograma da pesquisa a ser desenvolvida.

346080 – EXAME DE QUALIFICAÇÃO DO DOUTORADO EM COMUNICAÇÃO (DOUTORADO)

Projeto de pesquisa devidamente formatado contendo objeto, justificativa, problema, revisão da literatura especializada, exposição dos métodos e técnicas e cronograma da pesquisa a ser desenvolvida.

 

Disciplinas Optativas para Mestrado e Doutorado

345989 – COMUNICAÇÃO E GÊNERO

A construção do feminino nos produtos mediáticos. A relação entre os estudos de Comunicação e Cultura e as questões de gênero no universo mediático. Fundamentos teóricos e perspectivas metodológicas e suas aplicações na análise de produtos culturais contemporâneos. O objetivo é fornecer subsídios para uma leitura crítica dos meios de comunicação social, a fim de examinar e analisar a construção do feminino nos produtos sócio- culturais mediáticos.

337552 – COMUNICAÇÃO E MUNDO DO TRABALHO

Estudo das relações entre a comunicação e o mundo do trabalho. O trabalho na sociedade. As profissões da Comunicação. As perspectivas em Sociologia do Trabalho, Sociologia das Profissões, e Sociologia das Organizações. Carreiras e engajamento no mundo do trabalho. A construção de objetos e a aplicação de metodologias de pesquisa empírica em comunicação e mundo do trabalho.

337561 – COMUNICAÇÃO E POLÍTICA

Comunicação, política e democracia. Principais conceitos, abordagens teóricas e agendas de pesquisa. Mídia e a construção da política. Jornalismo político e democracia.  Crises políticas, escândalos de corrupção e a cobertura adversária. Cultura política, desconfiança na política, crises de legitimidade nas democracias. Mídias sociais, participação política e cidadania. Mídia e populismos. 

337579 – COMUNICAÇÃO E SISTEMAS SOCIAIS

O estudo dos sistemas sociais como sistemas de comunicação. Observação dos mecanismos de construção autopoiética e emergente de grupos, movimentos, organizações e sociedade. Discussão sobre as raízes do construtivismo sistêmico-comunicacional. Interface entre o conceito sintético de comunicação e a proposição de um modelo sistêmico-enativo de observação e interpretação da comunicação.

396419 – ECONOMIA POLÍTICA DA COMUNICAÇÃO

Indústria cultural, informação e capitalismo: as conexões essenciais. As particularidades econômicas dos processos de trabalho e de valorização nas indústrias culturais e da comunicação: imprensa, rádio e TV. Mídias digitais, algoritmos, mídias sociais e a economia política da internet e da convergência. EPC e políticas de comunicação: relações de poder, cidadania e democratização da comunicação.

345601 – ENSINO ORIENTADO I

Exercício de atividade pedagógica em disciplina do curso de graduação em comunicação: planejamento e desenvolvimento de programa, envolvendo as aulas práticas e suas técnicas. Objetiva estimular capacidades didáticas, ampliar integração entre a pós- graduação e a graduação. Visa também possibilitar ao estudante uma abordagem prática de um dos campos de trabalho consequentes à formação de pós-graduação, que é o ensino superior.

345610 – ENSINO ORIENTADO II (DOUTORADO)

A mesma ementa de Ensino Orientado 1, com a obrigatoriedade de o aluno não cursá-la concomitantemente com a anterior, impede também a repetição de conteúdo. Exercício de atividade pedagógica em disciplina do curso de graduação em comunicação; planejamento e desenvolvimento de programa, envolvendo as aulas práticas e suas técnicas. Objetiva estimular capacidade didáticas, ampliar integração entre pós-graduação e graduação.  Visa também possibilidade ao estudante uma abordagem prática de um dos campos de trabalho consequentes à formação de pós-graduação, que é o ensino superior.

345920 – ESTÉTICA E COMUNICAÇÃO

Teoria da filosofia da estética. A experiência estética nas suas variadas formas de expressão. As poéticas do contemporâneo. Os diálogos entre audiovisual, literatura e arte. Processos e produções de sentido. Imaginário e imaginação. Arquivo e políticas da memória. Crítica da cultura e da arte.

345181 – ESTUDOS DE COMUNICAÇÃO NA AMÉRICA LATINA

Análise de estudos de comunicação na América Latina, influências teóricas e metodológicas; tendências atuais e perspectivas futuras da pesquisa em comunicação na América Latina.  

337587 – ESTUDOS DE MÍDIA

Mídia e Sociedade. Sociologia da mídia. Sistemas de mídia. Comparação em mídia e jornalismo. Análise crítica da mídia.

337595 – FILOSOFIA DA TECNOLOGIA, ALGORITMOS, COMUNICAÇÃO E PODER

A disciplina tem o objetivo caracterizar e analisar o funcionamento de algoritmos hoje amplamente difundidos no uso cotidiano através de plataformas e sistemas digitais online. Como ponto de partida, analisa as relações de poder, implicações políticas, sociais, culturais e econômicas dos processos de datificação e Big Data a partir de uma abordagem multidisciplinar que envolve Filosofia da Tecnologia; Antropologia da Técnica; Ciências da Computação; Ciência Política; Comunicação Social; Políticas Públicas e Economia Política, culminando com a discussão sobre o papel do Estado na regulação das intermediações digitais e Inteligência Artificial (IA) e os desafios da proteção de direitos. A última parte da disciplina será dedicada a experimentações em laboratório quando ocorrerão oficinas de programação.

337609 – INTERNET, POLÍTICA E PODER

Tecnopolítica na Sociedade em Rede. Democracia e Internet. Poder e contrapoder. Criptogoverno. Participação política digital e Transparência. Disseminação e Sustentabilidade das Inovações Democráticas Digitais no Setor Público. Governança Digital para produção colaborativa de políticas públicas, aprimoramento da gestão e prestação de serviços públicos. Novas formas de participação no processo de formação da agenda governamental, formulação, implementação, avaliação de políticas públicas e elaboração de leis. Governança da Internet. Big Data. Algoritmos, Modulação de Comportamentos e de Políticas. Desafios à democracia. Direitos humanos e Internet. Proteção de dados pessoais e o direito à privacidade. Liberdade de Expressão. Igualdade de gênero. Acesso à informação. Mídias Sociais para Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas. Alternativas e resoluções políticas, normativas e regulatórias construídas para arbitragem de conflitos.

337617 – LABORATÓRIO DA JORNADA DISCENTE

Planejamento, Organização, Produção, Sistematização e Divulgação de evento acadêmico-científico.

337625 – PERSPECTIVAS INTERNACIONAIS EM COMUNICAÇÃO

Estudos de Comunicação desenvolvidos em Universidades Parceiras do PPG/FAC. Contribuições internacionais para a pesquisa em Comunicação e Sociedade.

345156 – POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO

Estado, sociedade e cidadania no Brasil. Políticas Públicas e Políticas de Comunicação; teorias, conceitos e práticas. Os movimentos nacionais e internacionais por Políticas de Comunicação: história, impasses, desafios passados, presentes e futuros. Regulação e sistemas de prestação de contas. Direito à Comunicação e Direito à Informação. Produção, distribuição e acesso a conteúdos de comunicação e cultura. Comunicação e Internet. Comunicação e Acessibilidade.

345831 – PRODUÇÃO ORIENTADA

Elaboração de revisão de literatura e de estudo empírico em fase de finalização com fins de publicação. O plano do artigo. A finalização da pesquisa. Análise dos resultados. A preparação dos originais. As normas de produção do artigo científico. A submissão dos artigos para publicação.

345326 – SOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO

Uma    abordagem sociológica à   comunicação. Panorama teórico-metodológico da sociologia e da comunicação enquanto fenômeno social.

337633 – TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E SOCIABILIDADE

As filosofias da comunicação e da técnica. Biopoder, biopolítica e modos de ser e estar no mundo. As biossociabilidades e a cultura somática. Os regimes de visibilidade. A vigilância e o espetáculo. Memória e esquecimento. Tecnologias, imagens e escritas de si.

337641 – TEORIA E HISTÓRIA DA IMAGEM

A história e as teorias da imagem. A cultura visual contemporânea. O cinema e a fotografia. As perspectivas documentais, ficcionais e estéticas da imagem. Audiovisualidades e hibridismos. Os campos experimentais e expandidos da imagem.

337650 – TEORIAS DO CONTEMPORÂNEO

Historicidade dos sistemas do pensamento. As teorias críticas da cultura. Os dispositivos midiáticos em suas relações com o corpo e os afetos. Práticas epistemológicas e o poder. As novas temporalidades e espacialidades do sujeito.

337668 – TEORIAS DO JORNALISMO

Perspectivas teóricas de estudo do jornalismo. Os estudos de jornalismo no Brasil e no Mundo. Jornalismo e Sociedade. Os Mundos do Jornalismo. O campo jornalístico. Mudanças e Permanências do Jornalismo. A Economia do Jornalismo. Os estudos sobre newsmaking: gatekeeper, noticiabilidade e rotinas produtivas. O Jornalismo como profissão. Cultura, valores e papeis profissionais. Sociologia das fontes e dos públicos. Abordagens culturalistas e discursivas de pesquisa em jornalismo. Diversidade no Jornalismo

345890 – TÓPICOS ESPECIAIS EM COMUNICAÇÃO 1

Princípios teóricos e metodológicos da área de Comunicação, sob uma perspectiva de introdução à análise comparativa de escolas e correntes teóricas. Elaboração de revisão do estado da arte das tendências teóricas que subsidiem as pesquisas

345903 – TÓPICOS ESPECIAIS EM COMUNICAÇÃO 2

Aplicação de estudos a análises empíricas, condução de estudos de caso, análises qualitativas e/ou quantitativas de modo a propiciar o pré-teste e verificação das opções metodológicas disponíveis. Apresentação e defesa dos resultados.

345971 – TÓPICOS ESPECIAIS EM COMUNICAÇÃO 3

Estudo avançado de perspectivas   teóricas e metodológicas    aplicadas a temas de estudo específicos, inseridos nas Linhas de Pesquisa, de forma a ecoar as pesquisas desenvolvidas pelos discentes, comparando pesquisas buscando atualizações de perspectivas e alternativas metodológicas.

396427 – TÓPICOS ESPECIAIS EM COMUNICAÇÃO 4

Estudo     avançado    de    perspectivas teóricas e metodológicas aplicadas a temas de estudo específicos, inseridos nas Linhas de Pesquisa, de forma a ecoar as pesquisas desenvolvidas pelos discentes, comparando pesquisas e buscando atualizações de perspectivas e alternativas metodológicas.

396435 – TÓPICOS ESPECIAIS EM COMUNICAÇÃO 5

Estudo     avançado    de    perspectivas teóricas e metodológicas aplicadas a temas de estudo específicos, inseridos nas Linhas de  Pesquisa,  de forma a ecoar as pesquisas desenvolvidas pelos discentes, comparando pesquisas e buscando atualizações de perspectivas e alternativas metodológicas.

396443 – TÓPICOS ESPECIAIS EM COMUNICAÇÃO 6

Estudo     avançado    de    perspectivas teóricas e metodológicas aplicadas a temas de estudo específicos, inseridos nas Linhas de Pesquisa, de forma a ecoar as pesquisas desenvolvidas pelos discentes, comparando pesquisas e buscando atualizações de perspectivas e alternativas metodológicas.

337676 – TÓPICOS ESPECIAIS EM COMUNICAÇÃO 7

Estudo     avançado    de    perspectivas teóricas e metodológicas aplicadas a temas de estudo específicos, inseridos nas Linhas de Pesquisa, de forma a ecoar as pesquisas desenvolvidas pelos discentes, comparando pesquisas e buscando atualizações de perspectivas e alternativas metodológicas.