Informes

Nota de pesar – Luiz Gonzaga Motta (1943-2023)

 

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília (PPG-FAC/UnB), lamenta o falecimento do prof. Luiz Gonzaga Motta. Nosso querido Motta começou a dar aulas na Universidade de Brasília em 1970, sendo um dos fundadores do Programa de Pós-Graduação. Depois de 12 anos como professor da UnB, ele se demitiu em 1982, por incompatibilidade administrativa e política com o então reitor Capitão de Mar-e-Guerra José Carlos de Almeida Azevedo, militar nomeado pela ditadura para o cargo. Retornou à UnB em maio de 1985, mediante concurso de Prova de Títulos, quando Cristovam Buarque tomou posse como reitor da UnB, após a redemocratização do país.

 Luiz Gonzaga Motta fez doutorado em 1977, em Comunicação de Massa, pela University of Wisconsin – Milwaukee, UWM, Estados Unidos, e pós-doutorado pela Universidade Autónoma da Barcelona, em 2003. Foi coordenador de nosso PPG-FAC entre 2012 e 2013 e professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), entre 2013-2015. Também atuou no Jornal do Brasil, na Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (FINATEC), na Secretaria de Comunicação da UnB e, após este período, produziu o programa Estação Ciência veiculado na Rede Manchete de Televisão. Escreveu nove livros, mais de 50 artigos científicos e orientou muitos colegas professores na área de Comunicação.

Interessou-se sempre pela teoria da notícia e dos acontecimentos. Abordava a “notícia” como uma das narrativas contemporâneas e jamais deixou de considerar o campo da literatura como um dos fundamentos do jornalismo. Examinou assim os acontecimentos a partir da narratologia (análise da narrativa) e da pragmática. O seu livro “Análise Crítica da Narrativa” é uma referência na área dos estudos jornalísticos.

Sua trajetória e amor pela UnB, pela pesquisa e pela universidade pública seguirão nos inspirando.

  

 Sivaldo Pereira da Silva
Coordenador PPG-FAC

 Gustavo de Castro da Silva
Vice- coordenador PPG-FAC