Docentes, discentes e egressos do PPG-FAC-UnB apresentam trabalhos no 9º Congresso da Associação Brasileira de Comunicação e Política – Compolítica
Professores, estudantes e egressos do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UnB participam, nesta semana, de 24 e 28 de maio, do 9º. Congresso da Associação Brasileira de Comunicação e Política – Compolítica (COMPOLÍTICA 2021 (doity.com.br)). O evento tem como tema geral “Democracia e opinião pública em tempos de fake news” e reúne, de forma remota, cerca de 350 pesquisadores brasileiros de diferentes universidades e instituições.
Entre os participantes do PPG-FAC-UnB, estão a Profa. Liziane Guazina, que apresentou nesta quarta-feira, dia 26, juntamente com o Prof. Bruno Araujo, professor do PPGCOM da UFMT e egresso do PPG-FAC-UnB, o trabalho intitulado “Apropriações da comunicação populista de Jair Bolsonaro no Jornal Nacional e no Jornal da Record em tempos de pandemia de Covid-19” no GT Jornalismo Político. O texto analisa como os dois principais telejornais brasileiros trataram as estratégias de comunicação populista de Bolsonaro no contexto da pandemia. No mesmo Grupo de Trabalho, também apresentaram nesta quarta-feira, 26/05, o doutorando Francisco Verri, a doutoranda Tatiana Amorim e a mestra pelo PPG-FAC-UnB Aline da Silva Schons o estudo intitulado “Jair versus Paulo: o enquadramento da política em editoriais da Folha e do Estadão”.
No GT Políticas e Governança da Comunicação, o prof. Sivaldo Pereira apresenta nesta quinta-feira, dia 27/05, juntamente com o doutorando Leon Eugênio Monteiro Rabelo, a doutora pelo PPG FAC-UnB Ébida Rosa dos Santos e a mestre pelo PPG-FAC-UnB Mariah Sampaio F. Luciano, o trabalho “Transparência e Dados Abertos no combate à Covid-19 no Brasil: análise qualitativa dos datasets dos governos estaduais e distrital brasileiros”. O artigo se propõe a discutir a transparência das políticas de Dados Abertos que entes governamentais são obrigados a assumirem por lei. Para tanto, os autores partem da premissa que a publicação de Dados Abertos deve seguir parâmetros normativos para ter efetividade. A análise se concentra em caracterizar a qualidade dos Dados Abertos publicados em websites oficiais de governos estaduais e Distrito Federal sobre a Covid-19.
Já no GT Mídia, Gênero e Raça, apresentam pesquisas a mestre egressa do PPG-FAC-UnB Laila Carolline Silva de Melo Dourado, com o artigo “Mulheres e atuação na política brasileira: representatividade e a cultura política patriarcal pelo olhar de órgãos de notícias de organizações de mulheres eleitas para o Congresso Nacional” , e a doutoranda Ana Gabriela Guerreiro, com o trabalho “A reprodução do pensamento misógino e homofóbico de Jair Bolsonaro pela mídia mainstream brasileira”.
Docentes, discentes e egressos da Faculdade de Comunicação também marcam presença no evento, como, por exemplo, a Profa. do Curso de Comunicação Organizacional Elen Geraldes e a egressa do mesmo Curso Gabriela Tyemi Kaya; a Profa. Katia Belisário que apresenta artigo em conjunto com Maria Vitoria de Souza Rocha, egressa do Curso de Ciência Politica; a Profa. Kelly Tatiane Martins Quirino, doutora egressa do PPG-FAC-UnB e a doutoranda pelo PPGCOM UFMG Cecilia Bizerra Sousa, mestre também egressa pelo PPG-FAC-UnB. Os trabalhos apresentados podem ser encontrados nos Anais do Congresso no link: COMPOLÍTICA 2021 (doity.com.br)
A edição deste ano do Congresso comemora 15 anos da Compolítica e foi organizada pelos Programas de Pós-Graduação em Comunicação e em Ciência Política da UFMG.