Teorias e Tecnologias da Comunicação

4) LINHA DE PESQUISA TEORIAS E TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO

a) Ementa: O objetivo desta linha de pesquisa é acompanhar criticamente os problemas que emergem com a chamada Sociedade da Informação, ou seja, a partir da introdução da tecnologia nos processos de comunicação social e da integração dos meios de comunicação à organização social das sociedades complexas. Seu eixo de estudos é a análise crítica do conhecimento gerado em torno dos meios de comunicação, sejam os aspectos teórico-epistemológicos dos saberes que se ocupam da matéria, sejam os aspectos mais pontuais, como a convergência midiática, a globalização, as campanhas publicitárias e o espaço público gerados pelos mass media e demais temáticas que configuram o universo da mediação tecnológica. Neste sentido ela busca extrair as implicações do uso das tecnologias de comunicação na organização social contemporânea.

b) Eixos temáticos: Recortes e perspectivas que permitem orientar o desenvolvimento do projeto do candidato em relação às pesquisas desenvolvidas pelos membros do corpo docente do Programa.

4a) Estudos da cibercultura, comunicação e complexidade Conceituações sobre cibercultura, sistema comunicacional e complexidade, sob o ponto de vista da interação sócio-comunicacional; análise do sistema comunicacional. Docente: Prof. Tiago Quiroga (M)

4b) História da comunicação Evolução e desenvolvimento dos meios de comunicação. Fundamentos teóricos da história da comunicação. Emergência da sociedade de informação. Docentes: Prof. L.C. Martino (M e D) e Prof. Tiago Quiroga (M)

4c) Sujeito, cultura e processos comunicacionais Pensar as diferentes reinvenções produzidas, na atualidade, pelos processos comunicacionais, em especial aquelas produzidas em torno do sujeito moderno, do projeto de autonomia que com ele se ergue, bem como da experiência de tempo histórico e suas diferentes manifestações na ordem da cultura e identidade. Docentes: Prof. Pedro Russi Duarte (M e D); Tiago Quiroga (M).

4d) Tecnologia da comunicação Tecnologias nos processos de comunicação e incidência dos meios de comunicação contemporâneos sobre questões de sociedade. Docentes: Prof. L.C. Martino (M e D); Prof. Tiago Quiroga (M) e Prof João José Curvello(M e D)

4e) Teoria e epistemologia da comunicação Análise de conceitos e autores (clássicos ou modernos) ligados ao pensamento comunicacional de forma a resgatar a tradição ou interpretar a produção mais atual. Estudos de epistemologia da comunicação com foco na especificidade do saber comunicacional. Relações com outras áreas de conhecimentos. Docentes: Prof. L.C. Martino (M e D); Pedro Russi Duarte (M e D) ; Prof. Tiago Quiroga (M) e Prof. João José Curvello(M e D)

4f) Semiótica em comunicação Significação nos meios e processos de comunicação. Fundamentos teóricos, metódicos e epistemológicos da semiótica. Docente: Prof. Pedro Russi Duarte (M e D)

4g) Comunicação e Pensamento Sistêmico Estudos sobre a dinâmica da constituição comunicativa da sociedade e das organizações como sistemas autopoieticos, emergentes, autônomos, interdependentes e constituídos de comunicação e de sentido. Docentes: Prof. Pedro Russi Duarte(M e D); Prof. João José Curvello(M e D)