Projetos de Pesquisa

Em 2016, o Programa contava com 58 projetos de pesquisa em andamento (em fase inicial, de desenvolvimento e/ou em finalização), assim distribuídos entre as linhas: Imagem, Som e Escrita, 11 projetos; Jornalismo e Sociedade, 25 projetos; Políticas de Comunicação e de Cultura, 16 projetos; e Teorias e Tecnologias da Comunicação, seis projetos.

Linha de Pesquisa Imagem, Som e Escrita

A criatividade em processos e produtos da comunicação
Branding: Construção, posicionamento, imagem e identidade de marca
Diálogo entre mídias: reciprocidades
Educação, imagem e experiência
Estética brasileira: considerações poéticas
Fotografia: Hibridismos e Intertextualidades
Grupo de Estudo de História em Quadrinhos – GIBI
História do Brasil em meio digital
Imagem e transcendência: Imaginário e visualidades do infinito no “Diário de Paris” de João Guimarães Rosa
Narrativas audiovisuais e processos sociomediáticos
Poética do inexplicável, do inexistente, do inominável, do inaudito e do inefável.

 

Linha de Pesquisa Jornalismo e Sociedade

Perspectivas do Jornalismo Brasileiro Contemporâneo: legislação, direito e cidadania
Subsídios transdisciplinares para o debate sobre Educação, Comunicação e Cultura
A construção política de uma identidade nacional na narrativa noticiosa da mídia brasileira
A perspectiva do ensino e da prática jornalística no Brasil: o fim da obrigatoriedade do diploma para jornalista
A socialização dos jornalistas online: Uma comparação Brasil, Bélgica e França
As carreiras profissionais dos jornalistas brasileiros. Acesso, aprendizado e mobilidade na profissão em tempos de mudanças estruturais no jornalismo.
COMCLICK – Integração de TICS ao processo de ensino-aprendizagem na FAC/UnB
Consumir o outro: comunicação da diferença e valorização da identidade étnica na moda de vestuário e gastronomia
Eleições presidenciais 2014: Mapeando as relações entre mídia, juventude e participação política na Universidade de Brasília
Grupo de Pesquisa Cultura, Mídia e Política
Journalism Students across the Globe – Grupo Brasileiro
Laboratório de expetimentação em linguagens digitais para dispositivos móveis e desenvolvimento de novos produtos jornalísticos para tablets e smartphones
Monitoramento e Análise da programação e das produções jornalísticas das emissoras de rádio da EBC em Brasília: Rádio Nacional AM, Rádio Nacional FM e MEC AM Brasília
Mudanças estruturais no jornalismo: identidades, práticas, rotinas, públicos e mídias
Narrativas jornalísticas da História
O consumo do outro: identidade étnica no jornalismo de moda
O ensino de ética na comunicação
O impacto de reportagens jornalísticas na mudança de políticas públicas
O jornalista na era da participação: as novas relações com o público e a mudanças na identidade profissional
Os jornalistas e a cidade: vivências, identidades e representações
Pirataria.edu: cultura, compartilhamento, e propriedade intelectual na universidade
Produção e fontes de reportagens investigativas no Brasil
Simulação e discurso político
Telejornalismo: narrativas pós-modernas em tempo real
Transformações nas carreiras profissionais dos jornalistas brasileiros

 

Linha de Pesquisa Políticas de Comunicação e Cultura

Lei de Acesso a Informações Públicas: o panorama das instituições federais brasileiras
O mercado brasileiro de televisão frente aos desafios da digitalização e da convergência: uma perspectiva regional
O papel da Comunicação Organizacional na implementação da Lei de Acesso à Informação nos órgãos do Governo do Distrito Federal
Políticas de comunicação, radiodifusão pública e cidadania: subsídios para o desenvolvimento sócio-cultural em Portugal e no Brasil
Cidadão e meios públicos no Brasil
Comunicação comunitária e cidadania
Comunicação, cultura e política no campo audiovisual: cinema, televisão, mídias audiovisuais online
Comunicação, cultura e política: subjetividades e filmes em Picos/PI
Jornalismo e Accountability no Brasil
Laboratório de Políticas de Comunicação: bases normativas de um novo modelo institucional para a comunicação brasileira
Lei de Acesso à Informação e Comunicação Pública
Mídia e Ombudsman em países ibero-americanos
O social e o tecnológico nas estratégias metodológicas utilizadas para compreender a sociabilidade na internet
Observatório da radiodifusão pública na América Latina
Políticas de Comunicação: a tevê que o jovem vê: a tevê aberta brasileira e sua recepção por jovens do ensino médio e universitários de setembro de 2012 a dezembro de 2013
Radiodifusão pública e os desafios da comunicação digital

 

Linha de Pesquisa Teorias e Tecnologias da Comunicação

GEPCOR – Grupo de estudos e pesquisas em comunicação organizacional
Grupo de Pesquisa em Comunicação Organizacional e Pensamento Sistêmico – COMSiS
Núcleo de Estudos de Semiótica em Comunicação
Teoria da Comunicação no Brasil
Teorias da Comunicação
Teorias da Comunicação Organizacional