Políticas de Comunicação e de Cultura

2) LINHA DE PESQUISA EM POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO E DE CULTURA

a) Ementa: Contempla estudos e pesquisas que abordem as relações contemporâneas entre comunicação, cultura, estado, sociedade civil e o mercado a partir da construção de políticas públicas de comunicação e de cultura. Políticas entendidas como conjunto de princípios, disposições constitucionais, leis, regulamentos e instituições estatais, públicas e privadas, que compõem o ambiente normativo da imprensa, televisão, cinema, rádio, e Internet. Abrange estudos que analisam os novos marcos regulatórios, a gestão da convergência entre as tecnologias e as indústrias da cultura, as novas missões do serviço público de radiodifusão, a complexidade dos sistemas de comunicação e as distintas formas de mediação e interação que configuram a sociedade contemporânea. Estuda os processos e estratégias de produção, distribuição, comercialização e consumo midiáticos.

a) Eixos Temáticos Recortes e perspectivas que permitem orientar o desenvolvimento do projeto do candidato em relação às pesquisas desenvolvidas pelos membros do corpo docente do Programa.

2a) A construção da cultura da mídia sonora na sociedade contemporânea. A cultura comunicacional das novas mídias sonoras/rádios e suas influências nas relações políticas e sociais; a relação entre a mídia sonora/rádio e as audiências; o papel da mídia sonora/rádio na vida cotidiana e na construção da realidade; a mídia sonora/rádio como elemento de conformação do espaço público; a função dos meios públicos – rádios/televisões públicas; rádio digital no Brasil e no mundo, sua relação e interface com o processo de convergência e os distintos aspectos políticos, sociais, mercadológicos, estratégicos e tecnológicos que envolvem a sua implantação; os novos espaços de ação da mídia sonora, a construção de políticas públicas voltadas para a radiodifusão sonora. Em razão das investigações que estão sendo realizadas no âmbito deste eixo temático, a seleção de projetos para mestrado e doutorado será feita considerando, especialmente e, prioritariamente, propostas de trabalho que contemplem estudos voltados para elaboração de análises e diagnósticos sobre a estrutura, legislação, sistemas e serviços públicos de radiodifusão do Brasil e demais países da América Latina, bem como pesquisas sobre modelos de gestão; formas e fontes de financiamento; processos de produção e distribuição de conteúdos; instrumentos de participação da sociedade na administração de emissoras públicas de rádio e televisão; mecanismos sociais de avaliação do conteúdo e da qualidade da programação oferecida aos cidadãos, incorporação de novas tecnologias pelos meios públicos entre outros temas relacionados com a radiodifusão pública na América Latina e no Brasil. Docentes: Prof. Carlos Eduardo Esch (M e D)

2b) Comunicação, cultura e política no campo audiovisual: cinema, televisão, mídias audiovisuais on-line. A comunicação audiovisual como forma de expressão, criação e manifestação cultural, com ênfase no documentário; a democratização, por um lado, e, por outro, as limitações do acesso aos meios de produção, exibição e consumo de obras e produtos audiovisuais; as políticas públicas da área audiovisual; a produção de conteúdo e sua recepção; a concentração da produção audiovisual e as desigualdades regionais da área; a relação centro-periferia no campo audiovisual. Docente: Profa . Dácia Ibiapina (M)

2c) O Ambiente Normativo das Políticas de Comunicação. Os projetos deste eixo temático devem versar sobre pesquisas que abordem as “Políticas de Comunicações” como um conjunto de princípios, disposições constitucionais, leis, regulamentos e instituições estatais, públicas e privadas, que compõem o ambiente normativo e as políticas públicas relacionadas a imprensa, publicidade e propaganda, televisão, cinema, rádio e internet. O eixo também envolve projetos relacionados com o Direito de Acesso a Informações Públicas, Comunicação e Sistemas de Prestação de Contas (Accountability). Neste eixo ainda estão presentes projetos que abordam o debate sobre diferentes conceitos de Comunicação Pública e a Comunicação Pública em órgãos governamentais, bem como as relações entre Comunicação e Educação. Docentes: Prof. Fernando Oliveira Paulino (M ); Profª. Elen Geraldes (M e D) e Janara Sousa (M e D)