Políticas de Comunicação e de Cultura

LINHA DE PESQUISA EM POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO E DE CULTURA

Ementa: Contempla estudos e pesquisas que abordem as relações contemporâneas entre comunicação, cultura, estado, sociedade civil e o mercado a partir da construção de políticas públicas de comunicação e de cultura. Políticas entendidas como conjunto de princípios, disposições constitucionais, leis, regulamentos e instituições estatais, públicas e privadas, que compõem o ambiente normativo da imprensa, televisão, cinema, rádio, e Internet. Abrange estudos que analisam os novos marcos regulatórios, a gestão da convergência entre as tecnologias e as indústrias da cultura, as novas missões do serviço público de radiodifusão, a complexidade dos sistemas de comunicação e as distintas formas de mediação e interação que configuram a sociedade contemporânea. Estuda os processos e estratégias de produção, distribuição, comercialização e consumo midiáticos.

Eixos Temáticos Recortes e perspectivas que permitem orientar o desenvolvimento do projeto do candidato em relação às pesquisas desenvolvidas pelos membros do corpo docente do Programa.

A construção da cultura da mídia na sociedade contemporânea:  A cultura comunicacional das mídias e suas influências nas relações políticas e sociais; o papel da mídia na vida cotidiana e na construção da realidade; a mídia como elemento de conformação do espaço público e de expressão da cidadania; e a papel da mídia pública nas sociedades democráticas. Em razão das investigações que estão sendo realizadas no âmbito deste eixo temático, a seleção de projetos para mestrado e doutorado será feita considerando, prioritariamente, propostas de trabalho que contemplem estudos voltados para elaboração de análises e diagnósticos sobre a estrutura, legislação, sistemas e serviços públicos de radiodifusão do Brasil e demais países da América Latina, bem como pesquisas sobre modelos de gestão; formas e fontes de financiamento; processos de produção e distribuição de conteúdos; instrumentos de participação da sociedade na administração de emissoras públicas de rádio e televisão; mecanismos sociais de avaliação do conteúdo e da qualidade da programação oferecida aos cidadãos, incorporação de novas tecnologias pelos meios públicos entre outros temas relacionados com a radiodifusão pública na América Latina e no Brasil. Docentes: Prof. Fernando Oliveira Paulino,  Profª  Nélia Del Bianco 

O Ambiente Normativo das Políticas de Comunicação. Os projetos deste eixo temático devem versar sobre pesquisas que abordem as “Políticas de Comunicações” como um conjunto de princípios, disposições constitucionais, leis, regulamentos e instituições estatais, públicas e privadas, que compõem o ambiente normativo e as políticas públicas relacionadas a imprensa, publicidade e propaganda, televisão, cinema, rádio e internet. O eixo também envolve projetos relacionados com o Direito de Acesso a Informações Públicas, Comunicação e Sistemas de Prestação de Contas (Accountability). Neste eixo ainda estão presentes projetos que abordam o debate sobre diferentes conceitos de Comunicação Pública e a Comunicação Pública em órgãos governamentais, bem como as relações entre Comunicação e Educação. Docentes: Prof. Fernando Oliveira Paulino, Prof. Christiana Freitas; Prof. Sivaldo Pereira da Silva ; Profª  Nélia Del Bianco

Políticas de Governança e Democracia digitais:O uso intenso da internet por cidadãos em suas atividades cotidianas representa mudanças significativas nos processos de formação da opinião pública contemporânea. A sociedade em rede é constituída por estruturas governamentais, multilaterais e multissetoriais singulares, preocupadas tanto em administrar e regular o ambiente digital como em fomentar práticas democráticas na relação comunicativa entre os diversos atores políticos, estatais e não-estatais. Neste cenário, há uma crescente importância das questões que envolvem a governança digital e a governança da Internet, como as políticas de gestão da rede; políticas de inclusão digital; políticas relacionadas à privacidade e à proteção de dados pessoais; comunicação e transparência digital; dados abertos; big data para políticas públicas; participação política digital e outras dimensões correlatas que envolvem tanto a melhoria da relação entre cidadãos e gestores públicos (ou representantes eleitos), como também o aprimoramento de processos, práticas e políticas de coordenação e regulação do ambiente digital como ambiente de comunicação. A governança digital também abarca diversas outras práticas, como a produção colaborativa de políticas públicas, o aprimoramento da gestão e da prestação de serviços públicos aos cidadãos; as mídias sociais como instrumentos para avaliação e monitoramento de políticas e ações governamentais; os algoritmos como meios para modulação de comportamento e de políticas. A disseminação e sustentabilidade das inovações democráticas digitais podem vir a colaborar para o fomento à democracia contemporânea. Ao mesmo tempo, diversos desafios à democracia digital demandam análises sobre os direitos humanos na internet, mobilizando temas como o da igualdade de gênero e da liberdade de expressão na internet. Docentes : Prof. Christiana Freitas  e Prof. Sivaldo Pereira da Silva