História

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (PPG/FAC/UnB) completará, em 2023, 49 anos de atividades ininterruptas de formação e pesquisa de excelência na área. Com um Mestrado consolidado, em atividade desde 1974, e um Doutorado de alto padrão, instalado em 2003, o PPG/FAC/UnB, por sua localização central, tem marcado sua atuação por uma forte inserção regional, nacional e internacional e pela formação de novos quadros qualificados para o ensino, a pesquisa e a extensão principalmente para as regiões Centro-Oeste e Norte.

A Universidade de Brasília (UnB) é a maior universidade do Centro-Oeste e uma das maiores do Brasil, com cerca de 39 mil estudantes de graduação, mais de 8 mil estudantes de mestrado e doutorado e mais de 2,8 mil docentes professores (segundo anuário estatístico de 2017).

Marcadamente uma Universidade democrática e inclusiva (há 18 anos, a UnB foi a primeira Universidade Federal a adotar sistema de cotas raciais), a UnB se constitui em um amplo ambiente de convivência e compartilhamento de saberes tal qual idealizado e implantado por Darcy Ribeiro, Anísio Teixeira, Lúcio Costa e Oscar Niemeyer.

O PPG-FAC/UnB nasceu sobre um tripé: 1) pioneirismo na proposta e nos métodos de ensino, com forte componente de inovação; 2) preocupação com a pesquisa e a produção de conhecimento, e com a formação de quadros acadêmico-científicos; e 3) internacionalização. Esse tripé viria da própria trajetória da FAC-UnB e seria uma das singularidades que hoje estão consolidadas no curso de Pós-Graduação.

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPF/FAC/UnB), a partir de suas linhas de pesquisa, tem reconhecido destaque nos estudos da Comunicação e da Sociedade, com ênfase em epistemologia, teorias e tecnologias de comunicação, políticas de comunicação e de cultura (das quais é pioneiro no Brasil), jornalismo (com atualizado enfoque para as transformações estruturais) e estudos de linguagens e narrativas.

Ao longo dos 48 anos de atividade do Mestrado e 18 anos de existência do Doutorado, o PPG/FAC/UnB formou 542 Mestres e 127 Doutores.