Disciplinas

Programa de Pós Graduação em Comunicação

Ementas de Disciplinas

 

Disciplinas Obrigatórias

 

TEORIAS DA COMUNICAÇÃO (MESTRADO/DOUTORADO)

As principais correntes teóricas  que  compreendem as Teorias  da Comunicação. A linguagem dos meios. Aplicação dos fundamentos das Teorias da Comunicação aos estudos realizados nas Linhas de Pesquisa do Programa. Paradigmas emergentes.

CRÉDITOS: 04

 

METODOLOGIA DE PESQUISA EM COMUNICAÇÃO (MESTRADO/DOUTORADO)

Seminário sobre perspectivas da pesquisa em comunicação em geral e particularmente no Brasil, enfocando métodos e técnicas avançadas, tais como: análise de conteúdo, análise imioiógica, análise de redes, análise de  interação, simulação, análise estrutural e institiicional, escalas de atitudes.
CRÉDITOS: 04

 

SEMINÁRIO DE PESQUISA l (MESTRADO/DOUTORADO)

Formação de problemas, delineamentos qualitativos e quantitativos. Verificação, amostragem, técnicas de observação, instrumentalização, coleta, análise e interpretação de dados, como produto final da disciplina, o aluno elaborará uma proposta de dissertação oi se, conforme o caso.

CRÉDITOS: 04

 

SEMINÁRIO DE PESQUISA II (DOUTORADO)         

Aprofundamento do projeto de pesquisa, revisão da literatura especializada, exposição dos métodos e técnicas escolhidos pelo doutorando, apresentação da proposta de pesquisa. Debate teórico-metodológico entre docentes e discentes.

CRÉDITOS: 04 

 

DEFESA DE PROJETO DE DISSERTAÇÃO  (MESTRADO)

Projeto de pesquisa devidamente formato contendo objeto, justificativa, problema,  revisão da literatura especializada, exposição dos métodos e técnicas da pesquisa a ser desenvolvida

CRÉDITOS: 04

 

 

Disciplinas Optativas para Mestrado e Doutorado

 

ENSINO ORIENTADO I

Exercício de atividade pedagógica em disciplina do curso de graduação em comunicação: planejamento e desenvolvimento de programa, envolvendo as aulas práticas e suas técnicas. Objetiva estimular capacidades didáticas, ampliar integração entre a pós graduação  e a graduação. Visa também possibilitar ao estudante uma abordagem prática de um dos campos de trabalho consequentes à formação pós-graduação, que e ensino superior.

CRÉDITOS: 04

 

ENSINO ORIENTADO II

A mesma ementa de Ensino Orientado 1, com a obrigatoriedade de o aluno não cursá-la concomitantemente com a anterior, impede também a repetição de conteúdo. Exercício de atividade pedagógica em disciplina do curso de graduação em comunicação; planejamento e desenvolvimento de programa, envolvendo as aulas práticas e suas técnicas. Objetiva estimular capacidade didáticas, ampliar integração entre pós-graduação  e graduação. Visa também possibilidade ao estudante uma abordagem prática de um dos campos de trabalho consequentes à formação pós-graduação, que e ensino superior.

CRÉDITOS: 04

 

CONFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

Busca de literatura cientifica especializada sobre o tema de estudo do discente. Critérios de busca bibliográfica. Identificação de repositórios eletrônicos e bases de dados nacionais e internacionais sobre temas de pesquisa específicos. Comparação e histórico da evolução teórica dos temas em estudo. Produção de capítulos teóricos que embasem a pesquisa do discente.

CRÉDITOS: 04

 

ECONOMIA POLÍTICA DA COMUNICAÇÃO

Estudos Econômicos, Estudos Políticos e Comunicação (imprensa, rádio, tv e novas mídias digitais). Caracterização dos campos. Relações de poder entre os campos no mundo contemporâneo. Cidadania e democratização da comunicação. A nova economia politica na televisão americana, das parcerias às megafusões.

CRÉDITOS: 04

 

PROCESSOS ALTERNATIVOS DE COMUNICAÇÃO

Imprensa alternativa, imprensa comunitária versus monopólios de comunicação. A visão crítica marxista sobre a empresa jornalística. Comunicação e mobilização social. Os processos sociais e a Comunicação. Participação social, “empowerment” e processos comunicacionais.

CRÉDITOS: 04

 

ESTUDOS DE COMUNICAÇÃO NA AMÉRICA LATINA

Análise comparativa de estudos de comunicação na Aménca Latina, influências teóricas e metodológicas; tendências atuais e perspectivas futuras da pesquisa em comunicação na América Latina.

CRÉDITOS: 04

 

SOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO

Uma abordagem sociológica à comunicação. Panorama teórico-metodológico da sociologia e da comunicação enquanto fenômeno social.

CREDITOS:04

 

ESTÉTICA E COMUNICAÇÃO

O conceito de estética e de arte. Estética e reprodutibilidade técnica. Comunicação e Arte. Crítica da cultura e da arte Estética e Modernidade. Estética e novas linguagens.

CRÉDITOS: 04

 

EPISTEMOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO

Fundamentos filosóficos e científicos da pesquisa em ciências sociais, dando-se ênfase aos elementos e etapas básicas da pesquisa científica. Desenvolvimento e características da pesquisa em comunicação, incluindo tradições, tipos e áreas principais de pesquisa. Interdependência de teoria e pesquisa.

CRÉDITOS: 04

 

PROCESSOS INTERPRETATIVOS DA COMUNICAÇÃO

Analise crítica dos desenvolvimentos atuais das teorias e pesquisas em comunicação, com enfoque analítico  e  prático  no comunicador,  suas  características  e  comportamento comunicativo, nas mensagens e sua estrutura, e nos vários tipos de meios de comunicação, generalizações aplicáveis ao contexto brasileiro.

CRÉDITOS:04

 

 

POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO

Os direitos humanos – civis, políticos e sociais. Direitos humanos e cidadania. Direitos sociais e políticas públicas. Direito à Informação e Direito à Comunicação. A questão das politicas de comunicação entre o Estado, o público e o privado. A Unesco e as políticas nacionais de Comunicação. O Relatório McBride e a falência de um modelo. As políticas de comunicação e crise de paradigmas. Políticas de comunicação no Brasil. O movimento brasileiro de luta por políticas democráticas de comunicação. Imprensa, rádio e televisão o impasse da comunicação democrática no Brasil. Funções sociais da comunicação. Políticas de Comunicação e o desafio das novas tecnologias

CRÉDITOS: 04

 

PRODUÇÃO ORIENTADA

Elaboração de revisão de literatura e de estudo empírico em fase de finalização com fins de publicação. O plano do artigo. A finalização da pesquisa. Análise dos resultados. A preparação dos originais. As normas de produção do artigo cientifico. A submissão dos artigos.

CRÉDITOS: 04

 

ESTUDOS DE MÍDIA I

A leitura dos meios princípios teóricos e metodológicos. Linguagem, forma e conteúdo. Estrutura e Modelos. O impacto das tecnologias sobre o formato dos meios. O autor. O público. Possíveis leituras e reconstruções simbólicas. O trânsito entre as linguagens.

CRÉDITOS: 04

 

ESTUDOS DE MÍDIA II

Laboratório de análise de produtos mídiáticos. Os instrumentos e técnicas  de análise. A escolha do corpus, produção da amostragem. Pré-teste. O papel do analista da mídia. Novas considerações sobre as leituras dos meios. A análise qualitativa e a análise quantitativa aplicada aos mídias.

CRÉDITOS: 04

 

TÓPICOS ESPECIAIS EM COMUNICAÇÃO I

Princípios teóricos e metodológicos da área de Comunicação, sob uma perspectiva de introdução à analise comparativa de escolas e correntes teóricas. Elaboração de revisão do estado da arte das tendências teóricas que subsidiem as pesquisas

CRÉDITOS: 04

 

TÓPICOS ESPEClAlS EM COMUNICAÇÃO II

Aplicação de estudos a análises empíricas, condução de estudos de caso, análises qualitativas e/ou quantitativas de modo a propiciar o pré-teste e verificação das opções metológicas disponíveis. Apresentação e defesa dos resultados.

CRÉDITOS: 04

 

TÓPICOS ESPEClAlS EM COMUNICAÇÃO III

Estudo avançado de perspectivas  teórico e metodológico  aplicadas a  temas de estudo específicos, inseridos nas Linhas de Pesquisa, de forma a ecoar as pesquisas desenvolvidas pelos  discentes, comparando  pesquisas e buscando atualizações de perspectivas e alternativas metodológicas.

CRÉDITOS: 04

 

TÓPICOS ESPEClAlS EM COMUNICAÇÃO IV

Estudo avançado de perspectivas  teórico e metodológico  aplicadas a  temas de estudo específicos, inseridos nas Linhas de Pesquisa, de forma a ecoar as pesquisas desenvolvidas pelos  discentes, comparando  pesquisas e buscando atualizações de perspectivas e alternativas metodológicas.

CRÉDITOS: 04

 

TÓPICOS ESPEClAlS EM COMUNICAÇÃO V

Estudo avançado de perspectivas  teórico e metodológico  aplicadas a  temas de estudo específicos, inseridos nas Linhas de Pesquisa, de forma a ecoar as pesquisas desenvolvidas pelos  discentes, comparando  pesquisas e buscando atualizações de perspectivas e alternativas metodológicas.

CRÉDITOS: 04

 

Comunicação e Cultura

Estudo das relações entre comunicação, cultura e sociedade. O conceito de cultura e sua historicidade. Estudos culturais: origem britânica e estudos culturais latino-americanos. Meios de comunicação, mediações e hibridismos culturais. A cultura e sua importância e dinamismo na contemporaneidade. O compromisso social do pesquisador e crítico cultural com a democracia e a cidadania.

CRÉDITOS: 04

 

Políticas de Cultura

Estudo das relações entre Estado, cultura, comunicação  e cidadania. O conceito de políticas culturais. O papel do Estado como mediador,  fomentador e regulador das políticas culturais. Os organismos nacionais e internacionais de cultura e seu papel na proteção e promoção da diversidade das expressões culturais. Políticas nacionais e internacionais de cultura e sua regulamentação.

CRÉDITOS: 04

 

 

COMUNICAÇÃO E GÊNERO

A construção do feminino nos produtos mediáticos. A relação entre os estudos de Comunicação e Cultura e as questões de gênero no universo mediático. Fundamentos teóricos e perspectivas metodológicas e suas aplicações na análise de produtos culturais contemporâneos. O objetivo é fornecer subsídios para uma leitura critica dos meios de comunicação social, a fim de examinar e analisar a construção do feminino nos produtos sócio-culturais mediáticos

CRÉDITOS: 04

 

SISTEMA DE COMUNICAÇÃO NO BRASIL

Analise da estrutura, propriedade, legislação, controle distribuição, conteúdo, audioefeitos dos diversos meios de comunicação no Brasil, sistemas sociais e sistemas de comunicação no país; evolução histórica da comunicação no Brasil

CRÉDITOS: 04

 

NOVAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO

Abordagem contemporânea das novas tecnologias de comunicação. A digitalização com base técnica das novas mídias derivadas da convergência da telefonia, da transmissão de dados, do rádio, da televisão e das redes de computador. A comunicação mediada por computador (CMC) como premissa teórica básica para a conceituação das novas mídias digitais. A economia política como referencial teórico básico para a apreensão crítica de novas mídias digitais e seus mais recentes desenvolvimentos na dimensão sociopolílica, sócio-econômica e sociocultural. Internet, World Wide Web, Televisão Digital – valores empíricos da disciplina.

CRÉDITOS: 04