Convênios e Redes

Intercâmbios Nacionais

Entre os intercâmbios nacionais encontra-se a constituição da Rede de Programas em Comunicação do Centro-Oeste, marcada principalmente pela edição conjunta da Revista ESFERAS Interprogramas de Comunicação do Centro-Oeste, com a Universidade Católica de Brasília (UCB), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

Intercâmbios Internacionais

Os projetos de intercâmbio internacional do PPG-FAC/ UnB estão inseridos no Plano Estratégico de Internacionalização. No ano de 2014, professores do PPG-FAC e da FAC, em parceria com a Faculdade de Ciência da Computação da UnB, assinaram o Edital de Pesquisador Visitante Especial com a Universidade de Brunel (Londres), por meio do Programa Ciência sem Fronteiras. Em 2015, o projeto começou as atividades da pesquisa intitulada Mídia digital multimodal em redações jornalísticas: um modelo computacional semântico numa estrutura digital convergente. Estudo dos sistemas de informação no Brasil, Costa Rica, Inglaterra e Estados Unidos.

O projeto propõe um estudo exploratório nos campos da Ciência da Computação, Ciência da Informação e Comunicação a partir da investigação dos fluxos e rotinas produtivas em redações jornalísticas do Brasil, Costa Rica, Inglaterra e Estados Unidos. Um modelo computacional de tratamento semântico é proposto, estruturado em camadas e metalinguagem, para gestão da produção de mídias digitais multimodais. Esse modelo considera que as rotinas de produção cooperativa e distribuída, no ambiente das empresas jornalísticas, poderão ser gerenciadas a partir de suportes e mídias digitais convergentes, segundo uma concepção humanística e social. Ele é centrado no cidadão em rede e visa facilitar a construção de diálogos criativos e interculturais segundo a teoria de inteligência coletiva e de esfera semântica. Este projeto de pesquisa concorreu ao Edital Capes 09/2014 – Pesquisador Visitante Especial – e foi contemplado em 23/12/2014, sendo registrado sob o número 88881.068354/2014-01. O estudo tem a duração de 36 meses e é multi, inter e transdisciplinar, envolvendo as áreas de Comunicação e Ciência da Computação da UnB e da Brunel University de Londres.

No ano de 2015 foram realizadas visitas às redações do Correio Brasiliense (Brasília) e O Globo (Rio de Janeiro). Equipe do projeto: Thaïs de Mendonça Jorge (coordenadora proponente PPG-FAC/ UnB); Maria de Fátima Brandão (Faculdade de Ciências da Computação UnB); Suzana Guedes Cardoso (FAC/ UnB); Edgard Costa (UnB Gama); Benedito Medeiros Neto (CIC-UnB). Para 2016, estavam previstas visitas ao jornais La Nación (Costa Rica); The Guardian (R.U.) e New York Times (EUA).

Também ocorreu a vinda do pesquisador Georghita Ghinea, da Universidade de Brunel, à Universidade de Brasília. Ele ofereceu sua colaboração à organização e desenvolvimento do projeto, em interlocução com os professores das Faculdades de Ciências da Computação e da Comunicação.

Atualmente, encontram-se em vigor os seguintes convênios:

a. Université Libre de Bruxelles (Bélgica)
O acordo se materializa por meio do projeto de pesquisa “A socialização dos jornalistas on-line, uma comparação Brasil-França”, desenvolvido pelos pesquisadores Fábio Pereira (UnB) e Florence Le Cam (ULB) com recursos do CNPq (edital Universal 2013). O projeto já deu origem a três papers apresentados em Congressos e a um artigo submetido a um periódico (em fase de avaliação). Inclui ainda mobilidade de docentes: em novembro de 2013 a professora Florence Le Cam participou da disciplina Seminário de Pesquisa I: Jornalismo e Sociedade do PPG FAC; por sua vez, o Prof. Fábio participou, em abril de 2013, do Seminário Doutoral da Chaire de Journalisme da ULB e fez ainda uma apresentação no curso de graduação em Comunicação daquela Universidade. O acordo abriga ainda a mobilidade discente: em 2012-2013 a doutoranda Luciane Fassarela Agnez fez estágio de doutorado-sanduíche na ULB, sob a coorientação da Profa. Le Cam.

b. Universidade da Beira Interior
Coordenado pelos professores Fábio Pereira e Thaïs de Mendonça Jorge o acordo visa promover o desenvolvimento de pesquisa e a mobilidade docente e discente sobretudo no campo do jornalismo e das tecnologias digitais. Em 2013, resultaram do acordo a ida da doutoranda Francilaine de Moraes para um estágio de doutoramento na UBI sob a supervisão do Prof. João Canavilhas e a vinda do pesquisador Hélder Prior para um estágio de pós-doutoramento no PPG-FAC-UnB. No campo da produção acadêmica, destaca-se um artigo de autoria de Francilaine de Moraes e João Canavilhas publicado na revista Intexto e a produção do livro Práticas Socioculturais e Discurso: debates transdisciplinares”, promovido pelo Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade da UnB em parceria com pesquisadores do PPG-FAC-UnB e em processo de edição pela Editora LabCom da UBI.

c. Université du Québec à Montréal (UQÀM). O acordo teve início em 2012 e se concentra sobretudo nos campos da Comunicação Pública e Comunicação Política. O acordo já deu origem a programas de mobilidade docente e discente. Especificamente em 2013, destaca-se a ida do Prof. Fábio Pereira à UQAM, em agosto de 2013 para realização de uma conferência. Em 2014, o Prof. Fábio Pereira foi convidado pelo departamento de Ciência Política da UQÀM para ministrar o curso Mídia e Intelectuais.em Montréal, o que acabou se concretizando com muito sucesso. O intercâmbio de pesquisadores teve reciprocidade com a chegada do professor Julián Durazzo-Hermán (UQÀM) para colaborar no PPG-FAC.

d. Journalism Students Across the Globe: Professionalization, Identity and Challenges in a Changing Environment. A pesquisa é um prolongamento do projeto internacional “Journalism Students project (JSP), encerrado no início de 2013. A partir da aplicação de um questionário busca-se analisar o perfil, valores e representações dos estudantes de jornalismo de diferentes países (são quase 30 nesta segunda edição). No Brasil, a amostra é constituída de cursos de Jornalismo de Instituições Públicas e Privadas distribuídas nas cinco regiões do país. No Brasil, o grupo é coordenado pelos professores Fábio Pereira (UnB) e Cláudia Quadros (UFPR). A coordenação internacional do grupo é de responsabilidade dos professores Claudia Mellado (Universidad de Santiago, Chile) e Folker Hanusch (Queensland University of Technology, Australia). Mais informações em: http://www.jstudentsproject.org/

e. Le Réseau d’études sur le journalisme/ Rede de Pesquisas Sobre o Jornalismo – REJ. Projeto de pesquisa cooperativa que reúne pesquisadores do Brasil, Canadá, França e México em torno de programas de investigação sobre a produção e a mediação da informação e o jornalismo. O REJ já deu origem a três livros e na organização da um série de Encontro e Colóquios, incluindo o Mejor 2011, 2013 e 2015. Da FAC-UnB, integram o REJ os professores Zélia Leal Adghirni e Fábio Henrique Pereira. Mais informações em: http://reseau-etudes-journalisme.com/

f. Universidad de Navarra – Acordo interinstitucional com a Faculdade de Comunicação para intercâmbio de docentes e docentes, já trouxe três estudantes em nível de Graduação. Coordenadores no Brasil: Thaïs de Mendonça Jorge e Nélia Del Bianco. Vigente a partir de 2013. O professor Pedro David Russi Duarte realizou seu estágio de pós-doutoramento na Universidade de Navarra.

Manter e expandir os 14 convênios internacionais com outros Programas, Centros de Pesquisa e instituições no país e no exterior, de modo a fortalecer o próprio PPG e o Sistema Nacional de Pós-Graduação é um dos objetivos do PPG-FAC/ UnB. Os convênios com as universidades européias e canadenses têm gerado a possibilidade de realização de doutorados-sanduíche ou de doutorados em cotutela, mas também proporcionam mobilidade de docentes e/ou discentes e o compartilhamento de saberes, mesmo dentro do país.

É o caso do Journalism Students Across the Globe: Professionalization, Identity and Challenges in a Changing Environment, um projeto internacional de que o Brasil participa com a América Latina e pesquisdadores do próprio país, sobre o perfil dos estudantes de Jornalismo com vistas à proposição de melhorias para o ensino nessa área, tanto em nível de Graduação como de Pós-Graduação. No Brasil, o grupo é coordenado pelos professores Fábio Pereira (UnB) e Cláudia Quadros (UFPR) e tem a participação, por meio de convênio com a UFRN, da profa. Kênia Maia.

Merece ainda destaque a Escola de Verão, evento que teve sua primeira edição em 2014 com grande sucesso e é, ao mesmo tempo, resultado de trocas internacionais importantes, e gerador de uma rede de cooperação significativa no continente e com outras nações interessadas no tema da Comunicação. A rede de contatos internacionais dos docentes do PPG-FAC impulsionou a realização de vários outros eventos com pesquisadores convidados, estimulando a interdisciplinaridade que caracteriza a área.

Já a Rede de Pesquisas Sobre o Jornalismo (Réseau d’études sur le journalisme/ REJ) é um Projeto de pesquisa cooperativa que reúne pesquisadores do Brasil, Canadá, França e México em torno de programas de investigação sobre a produção e a mediação da informação e o jornalismo. O REJ já deu origem a três livros e à organização de uma série de Encontros e Colóquios, incluindo os eventos Mejor 2011, 2013 e 2015 (em fase de perparação). Da FAC-UnB, integram o REJ os professores Zélia Leal Adghirni e Fábio Henrique Pereira. Mais informações: http://reseau-etudes-journalisme.com/

Outros intercâmbios firmados são:

UNIVERSITÉ DU QUÉBEC À MONTRÉAL (UQAM)
Objetivo : O Intercâmbio de estudantes inscritos nos seguintes programas:
Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UNB) e Faculdade
de Ciência políticas e Direito da UQAM

Université Paul- Valéry MontPellier
Objetivo : Desenvolver uma cooperação acadêmica, científica e cultural no qual as duas instituições, através da promoção da mobilidade decidem dar
início a uma Tese em Co-tutela (Raquel Rufino)
1009478 – GUSTAVO DE CASTRO DA SILVA
785679 – TANIA SIQUEIRA MONTORO

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR
1007432 – FABIO HENRIQUE PEREIRA
879142 – THAIS DE MENDONCA JORGE

UNIVERSIDADE DO MINHO
Objetivo :
Realização de um doutoramento em cotutela pelo estudante Carlos Alberto
Gonçalves Fino, a efetuar na Universidade do Minho e na Universidade
de Brasília
1037234 – FERNANDO OLIVEIRA PAULINO
1042742 – LIZIANE SOARES GUAZINA

CALIFORNIA STATE UNIVERSITY FULLERTON
Objetivo :
Estabelecer uma relação educacional e pedagógica mutuamente benéfica.
O presente acordo estabelece o entendimento formal sobre o objetivo
das ações entre as partes e sobre as seguintes atividades
1037234 – FERNANDO OLIVEIRA PAULINO
1042742 – LIZIANE SOARES GUAZINA