Bolsa PDSE

Chamada para bolsas PDSE em 2018

Calendário do Processo no PPG/FAC:
Inscrições encaminhadas pelo orientador à secretaria do PPG/FAC: até 31/01/2018
Avaliação pela Comissão Específica: 01/02/2018 a 02/02/2018
Informação do resultado ao Decanato de Pós-Graduação: 02/02/2018

Orientações do Decanato de Pós-Graduação (acesso à página do PDSE na CAPES, ao Edital e aos procedimentos):
http://dpg.unb.br/index.php?option=com_content&view=article&id=585:programa-de-doutorado-sanduiche-no-exterior-pdse-capes-2017&catid=2&

Check-List da documentação:
http://dpg.unb.br/images/phocadownload/DIRPG/PDSE/Check_List_PDSE_-_2017.pdf

Modelo de Plano de Pesquisa:
Modelo-PlanoDePesquisa-PDSE-FAC-UnB-2018

Comissão de Seleção PDSE/CAPES:
Ato-012018-PDSE-CAPES

Resultado da Seleção Interna no PPG/FAC:
Resultado-PPG-FAC-PDSE-CAPES

Bolsas PDSE no quadriênio 2013/2017

A realização de doutorado-sanduíche integra a política de qualificação do Programa. Esse tipo de bolsa permite qualificar a pesquisa, melhorar o trabalho científico e a dedicação à tese, contribuindo para a maturidade do doutorando, que depois se torna um egresso qualificado.

Os seguintes alunos fizeram Doutorados-Sanduíche no exterior, no período do quadriênio com bolsas PDSE da Capes:

1. Alberto Marques Silva – Universidade de Beira Interior

2. André Gonçalves da Costa – Sorbonne, Paris 4, Centro de estudos CRIMIC

3. Bruno Bernardo de Araújo – Universidade Nova de Lisboa

4. Ciro Inácio Marcondes – Université Paris IV – La Sorbonne

5. Conceição de Maria Ferreira Silva – Universidade de Aveiro

6. Flávia Pereira da Rocha – Universidade do Minho

7. Helena Santiago Vigata – Universidad Complutense de Madrid

8. Kelly Tatiane Martins Quirino – Tulane University

9. Luciano Mendes de Souza – Université Paris-Sorbonne (Paris IV)

10. Rafael Castanheira Pedroso de Moraes – Paris 8 Vincennes-Saint-Denis

A variedade de países envolvidos (Portugal, Espanha, Estados Unidos e França) atesta o interesse diversificado pela área da Comunicação, demonstrando que os alunos se engajam no esforço de formar redes de pesquisa.