Imagem, Som e Escrita

3) LINHA DE PESQUISA IMAGEM, SOM E ESCRITA

a) Ementa: Esta linha está direcionada para as discussões teóricas e pontuais sobre imagem, som e escrita em suas relações com as práticas sociais e experiências dos sujeitos na contemporaneidade. Privilegia a análise de linguagens e narrativas do cinema, televisão, rádio, vídeo, publicidade, fotografia, história em quadrinhos, design, literatura, poesia, música e de outros produtos e processos sócio-midiáticos que circulam e são consumidos nas sociedades contemporâneas. Esta Linha de Pesquisa tem como arcabouço, para além da convergência tecnológica, o trânsito entre estéticas, linguagens e sua inserção no tecido social contemporâneo como uma experiência audiovisual marcada pela reprodutibilidade técnica.

b) Eixos temáticos:

3a) Branding: construção, posicionamento, imagem e identidade de marca Estudo e debate da temática do branding sob a ótica da comunicação publicitária. Expressividade e sensorialidade da marca, sua criação e sustentação através da publicidade. Leitura crítica da publicidade no que diz respeito à imagem e à produção simbólica da marca .Impactos da publicidade na construção de marcas. Abordagens sígnicas da marca e seus impactos sobre o branding.: abordagem racional, abordagem sociocultural, abordagem comportamental e abordagem psicanalítica .Construção, posicionamento, imagem e identidade de marcas. Docente:Prof. Edmundo Brandão Dantas(M)

3b) Estética , literatura e mídia Comunicação e crítica cultural . Narrativas ficcionais, textos literários e mass media. Experiência, entretenimento e meios de comunicação.Escrita, estética e informação .Autoria na contemporaneidade. Diálogos entre cinema, televisão e literatura. Docente: Prof. Sérgio de Sá(M)

3c) Imagem, tecnologia e subjetividade. História e teoria da fotografia. Imagem, memória e experiência. Tempo e imagem. Vigilância, espetáculo e visibilidade. Imagem e arte no contemporâneo. Imagem, tecnologia, corpo e subjetividade. Educação e imagem. Memória, imagem e política. Docente: Professora Claudia Linhares Sanz(M)

3d) Imaginário e Estética Brasileira A beleza brasileira. Pensamento complexo e estética: diálogos entre comunicação, filosofia, literatura e poesia.O sagrado na imagem, no som e na escrita. História e narrativas do amor no Brasil. Estudos sobre afetos e silêncios .Poéticas do absurdo, do insólito, do sonho e do inacreditável. As formas do infinito na cultura. O imaginário das pequenas coisas.Estudos sobre o romance-reportagem. O acervo João Guimarães Rosa no Instituto de Estudos brasileiros. Docente: Prof. Gustavo de Castro e Silva(M e D)

3e) Comunicação em processos de criação de imagens Estudos da comunicabilidade de ideias em processo de criação, circulação e impacto de diferentes modalidades de imagem. Docente: Prof. Asdrúbal Borges Formiga Sobrinho(M)

3f) Teoria e Linguagem do Audiovisual Estudos teóricos/metodólogicos das narrativas audiovisual em sua interface com linguagens e estéticas presentes e recorrentes nos produtos culturais sociomediáticos. Análise de filme, estética da narrativa audiovisual, análise de programas de TV;análise de recepção e mapas de audiências.Estudos feministas e de gênero no cinema e na televisão e outras audiovisualidades, mídias sonoras,fotografias e webs.Interface da narrativa audiovisual com a literatura, história cultural, antropologia urbana e educação. Docente: Professora Tânia Siqueira Montoro(M )

3g) Comunicação, imaginário e poéticas gráfico-visuais, audiovisuais e sonoras Estudo e experimentação das imagens e dos imaginários,gráfico,audiovisual e sonoro nos campos da Comunicação e da Poética. A cultura da imagem gráfica,audiovisual, sonora e digital – linguagens, códigos,formas e formatos – e seus processos de significação e estruturas de representação nos meios de comunicação. Histórias em Quadrinhos, Imaginário Tipográfico, Animação, Videogame, Cultura Pop, Moda, Arte urbana, Body Art. Docente: Professora Selma Regina Nunes Oliveira(M e D)